domingo, 19 de julho de 2009

SARANDI EXIGE RESPEITO

Sarandi foi fundada em maio de 1947 pela Companhia de Terras Norte do Paraná, como parte de um amplo projeto de colonização do norte paranaense. No entanto, sua ocupação territorial tem início em 1935, por imigrantes vindos, na maioria, do Estado de São Paulo, Minas e do Nordeste brasileiro. Com a venda dos lotes demarcados, o fluxo de convergência de moradores ao novo núcleo habitacional intensificou-se. Muitas pessoas viram em Sarandi a oportunidade de uma vida digna. Assim, resumidamente, deu-se a constituição de Sarandi. Um registro muito importante pode ser lido no site Portal de Sarandi (www.portalsarandi.com.br) O texto, reproduzo abaixo:
“Vale registrar que, historicamente, o município foi vítima da ação de despejo adotada pelo prefeito de Maringá, no período entre l.961 a 1.964, onde as pessoas eram conduzidas para fora dos limites da cidade. Segundo Caniatto (1995), em sua pesquisa realizada através de um projeto de extensão da Universidade Estadual de Maringá, nos anos de 1982 a 1987, a Prefeitura Municipal de Maringá entrou com a polícia e tratores na Favela do Cemitério, derrubando os barracos onde moravam várias famílias oferecendo-lhes uma indenização espúria para deixarem a área. Assim, seus pertences eram colocados em caminhões e deixados na beira da estrada em municípios vizinhos.”

Este trecho talvez esclareça o que está sendo noticiado pela mídia a respeito da transferência de lixo de Maringá para a nossa cidade (a história se repete) e sobre a nebulosa atuação da empresa Pajoan no aterro de Sarandi. Se depois de apurados os fatos, forem comprovadas tais denúncias, mais uma vez comprovaremos o descaso com que os políticos tratam de nossa cidade. Até quando vamos assistir passivamente se repetirem ações que depreciam nossa cidade, agora tratando-nos como depósito de lixo de Maringá? Como bióloga, questiono os problemas que resultarão desta atitude arbitrária irresponsável de nossa elite política. Enquanto professora, como explicarei aos meus alunos esta falta de respeito com Sarandi, sua população e sua história?
Como cidadã e eleitora, peço a DEUS que ilumine os nossos 53.734 eleitores para que tenham consciência de que o verdadeiro poder de mudar isto tudo é NOSSO! Vamos mudar esta situação, Sarandi exige respeito!

Rosária Sékua- Cidadã Sarandiense

Nenhum comentário:

Postar um comentário