quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Copel amplia abastecimento de energia em Rolândia e Arapongas

O atendimento à demanda por energia elétrica de indústrias, comércios e residências de Rolândia ganhou importante reforço esta semana, com a entrada em operação do novo transformador na principal subestação da cidade. A instalação do equipamento dobrou a capacidade da unidade, o que significa mais energia disponível e possibilidade de divisão da carga da subestação, conferindo maior confiabilidade ao sistema.

A subestação Rolândia recebe energia elétrica em 138 mil volts e é responsável por rebaixar a tensão para a distribuição até as unidades consumidoras. O novo transformador tem 42 MVA (megavolts-ampères), mesma potência do equipamento que já existia na subestação e que continua em operação.

ARAPONGAS – Outra obra importante está em andamento na região Norte do Paraná e trará reforço ao fornecimento de energia elétrica à região industrial de Arapongas. A ampliação da subestação Tangará teve as obras iniciadas na semana passada e absorverá investimentos de aproximadamente R$ 17 milhões. A atual subestação de 34 mil volts, que abastece cerca de 12 mil domicílios nas zonas norte e oeste da cidade, terá novo setor de 138 mil volts e novo transformador com potência de 42 MVA.

Também será construído um trecho de linha de transmissão na tensão de 138 mil volts, que possibilitará a interligação da subestação a outras duas unidades, em Arapongas e Rolândia. A função do novo transformador será diminuir a tensão da energia elétrica para 13,8 mil volts, antes da chegada às redes de distribuição, que também serão redimensionadas: haverá a adição de quatro circuitos aos já existentes, além da substituição parcial de cabos e chaves.

PREVISÃO – De acordo com o gerente da Superintendência de Obras de Transmissão, Nilberto Lange Junior, as melhorias na rede de distribuição devem ficar prontas ainda neste ano. Já a ampliação da subestação tem previsão de término para o primeiro semestre de 2011. “Esta obra vai garantir maior confiabilidade no fornecimento de energia elétrica ao município, que apresenta grande característica industrial e uma crescente demanda, puxada pela indústria moveleira e alimentícia. Todos serão beneficiados, porque, além de diminuir o risco de desligamento em situações de emergência, será reduzida a carga de outra unidade da cidade, a subestação Arapongas”, explica Lange.

A Copel possui cerca de 36 mil ligações de energia elétrica em Arapongas, das quais um terço é abastecido pela subestação Tangará, incluindo 580 indústrias e 713 estabelecimentos comerciais. As obras de ampliação beneficiarão diretamente os moradores dos bairros Jardim Bandeirantes, Jardim do Carmo, Conjunto Flamingos, Residencial das Águias, Jardim São Carlos, Jardim. Monte Carlo, Flamingos III, Residencial del Condor, Jardim San Raphael, Jardim Aeroporto, Jardim Caravelle, Jardim Bela Vista, Jardim Bononi e dos parques industriais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário